Como cientista e pesquisadora, sempre ávida em compartilhar/aprender, levei meu universo em ciência e biotecnologia às minhas crianças. Seja em visitas ao laboratório em dias de feriado, seja em dezenas de visitas em museus e espaços educativos de cultura, ciência e inovação....
Ao longo da minha carreira, sempre busquei a Construção do conhecimento, Letramento Científico-biotecnológico, Matemático-estatístico e Jornalístico-midiático. De forma a me qualificar para a unidade do saber e ensinar. Uma jornada que me tornou mais competente e assertiva na promoção de uma educação contínua a jovens e adolescentes.
E à medida que caminhava na seara do “educar”, “ensinar” e “formar” vislumbrei meios de aprimorar ainda mais meu papel, seja como mãe, mentora, professora ou orientadora. Isso se deu à época em que desenvolvei formas engajadoras de ensinar às minhas crianças, discentes e orientandos sobre a célula, genômica, bioquímica e biofotônica..... Tal vivência me gerou um despertar, uma vontade de ir além da cozinha de casa, do meu Laboratório Célula e Membrana, da minha sala de aula no Ensino Superior e Pós-graduação. Em conversas nos corredores do Colégio Marista Nossa Senhora da Glória vislumbrei que poderia fazer mais, contribuir na Educação Básica, provendo formação continuada e autodesenvolvimento a jovens, ávidos por aprender!
Como Farmacêutica-bioquímica, PhD. em Ciências e Pós-doutora em Bioquímica tenho competência para elaborar experimentos abarcando vários fenômenos, sejam químicos, bioquímicos, biofísicos celulares ou moleculares, e implementá-los na Educação Básica como componente extracurricular ou de formação interdisciplinar curricular ou optativa às Instituições de Ensino Privadas e Públicas. E assim, contribuir na formação continuada e letramento científico de Jovens. E assim, suprir ou somar conhecimento em Ciência e Biotecnologia ao longo do percurso do educando na Educação Básica. E em sua orientação nesse caminhar rumo ao conhecimento, a árvore lógica o auxiliará no seu “autodesenvolver”.
E assim surgiu essa iniciativa Cellulá, cujo acrônimo traduz meus principais de promover:
Construção do conhecimento
Educação contínua de jovens
Letramento Científico-biotecnológico
Letramento Matemático-estatístico
Unidade do saber
Letramento Jornalístico-midiático
Árvore lógica para o "desenvolver"
Objetivando promover Letramento Científico para que o jovem possa conhecer para entender sobre fenômenos do seu cotidiano, e ainda, aqueles apresentados em sala de aula. Para isso, o Plano de trabalho contempla:
Ao ensinar sobre DNA e como podemos manipulá-lo, os jovens saberão como um cientista faz na prática para extraí-lo da célula. De forma a torná-lo protagonista do seu aprendizado em Biologia Molecular.
Ao ensinar sobre a Biologia Celular com enfoque em Citologia, possibilita-se a oportunidade de o jovem coletar a própria célula bucal, corá-la e observá-la microscopicamente. Revelando a sua estrutura, membrana e organelas. Além de entender o estado-da-arte de como a caracterização da cromatina sexual pode auxiliar a Genética na identificação de possíveis aneuploidias do cromossomo sexual X.
Ao se ensinar a extração de componentes bioativos de uma planta, torna-se possível complementar o conhecimento sobre a obtenção de um extrato natural, componente de estudo em Química e Farmácia. E ao propor a aplicabilidade desse extrato natural como um indicador de quão ácido ou básico está o leite do dia a dia, ou mesmo, adulterado, contribui-se na formação continuada com enfoque em Química e Nutrição.
E por fim, ao ensinar sobre a luz, um componente curricular da Física e Biofotônica, complementa-se o conhecimento sobre a sua importância no cotidiano, e como ela pode ser para tratar várias patologias humanas.
Ademais, a iniciativa Cellulá pretende aproximar o protagonismo juvenil do Letramento Matemático em Estatística, e ainda, em Letramento Jornalístico-midiático visando à Comunicação e Divulgação do conhecimento científico.